segunda-feira, 28 de março de 2011

Falando de respeito

É estranho ver pessoas religiosas exigindo respeito por causa de suas crenças, já que a maioria das religiões não respeita nada que está fora dos seus dogmas. Em uma conversa que tive por esses dias, alguém afirmou que a religião é importante, pois ela ensina algúns valores, como respeitar os pais. Será que isso realmente procede?

Em minha opinião eu não “tenho” que respeitar nada nem ninguém, ao menos que alguém conquiste meu respeito, pois o respeito e obtido através de conquista e não de imposição. A maioria das pessoas confunde medo com respeito, e todos sabem que esses dois sentimentos são bem diferentes. Por outro lado, eu acredito que temos que procurar ser gentis e bem-educados com as pessoas, e ser gentil e educado não tem nada a ver com respeito, e sim com a procura de ter boa convivência.

Vamos analisar o trecho da bíblia que fala de respeitar o pai e mãe:

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

Este texto fica em Efésios, na verdade não ensina nada de respeito, ele faz uma pequena chantagem  promessa, isso lembra muito quando você é criança e falam que se você for um menino bom o Papai Noel vai trazer presente, isso não ensina a ninguém ser bom. Eu respeito minha mãe, não por que vai me conservar os dentes na boca prolongar os dias na terra , mas é porque ela nunca fez nada para não merecer o meu respeito, pelo contrário ela conquista meu respeito a cada dia.

E difícil entender porque eles exigem respeito, já que não respeitam nem a inocência de uma criança quando enchem a cabecinha dela com coisas assustadoras como inferno, maldiçoes, entre outros.

E difícil entender porque os mesmos que exigem respeito geralmente não respeitam os decibéis com suas gritarias divinas, sem contar no processo de extorsão em massa que ocorre nos meios, essa indústria da fé que abusa da ignorância da população. Outro fato importante é que a grande maioria é preconceituosa, rotulam de “mundanos” os que não são da mesma fé, além de pré julgarem a sua ida depois da morte para o inferno, mesmo se a pessoa for boa e nunca fez um grande mal a alguém.

Enfim, não sou obrigado a respeitar nenhuma religião a não ser que ela conquiste meu respeito, porém respeito a crença de cada um pois isso é um direito de cada pessoa, você pode acreditar no que quiser é um direito seu, respeito todas as opiniões, pois é um direito seu e eu respeito pessoas que exercem seu direito. 

4 comentários:

  1. mtu bom!
    concordo plenamente...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que você disse no texto.

    Respeito e algo a ser conquistado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Isso aí, cara. Respeito é algo que se conquista. Concordo com o que você disse em relação a massa religiosa envolta de preconceitos e pré-julgamentos; dentro da própria palavra que move a ideologia e religião de tais pessoas (ou pelo menos deveria) diz que não se deve julgar para não ser julgado! Você fez uma boa colocação ao chamar esse "meio" de "indústria da fé"; e indústria sendo algo que pega a matéria-prima e a transforma em outros produtos que podem ou não serem comercializados e, no caso, muitas vezes são comercializados visando, sempre, lucro e dinheiro. Sou cristão, tenho minha fé firmada e, como você disse: tenho o meu direito. As massa denominada "evangélica" e demais religiões adeptas ou derivadas do cristianismo, muitas vezes, "distorcem" (pelo menos eu creio) o que é certo e transformam tudo em dogmas e religiosidade que, ao invés de trazer pessoas para a fé do cristianismo (que é o que tanto desejam, querendo evangelizar todas as pessoas.) acabam distanciando as pessoas da fé em Cristo que, pelo menos eu acredito e vivo, ajuda bastante a ter uma vida, digamos, mais feliz! É isso ai! HAHAUAHU! \,,/

    ResponderExcluir